Facebook Twitter Linkedin Email

FESTA JUNINA

Hélène 25 de junho de 2020

VIVA SÃO JOÃO

Vários professores prestaram homenagem a São João com seus alunos!

Na maternel, os alunos fizeram jogos e desafios com seus professores, acompanhados por sua professora de EPS, Joyce, para se lembrarem da festa da Junina.

Sandro também propôs uma lista de jogos para seus alunos do primaire, aqui está :

No Brasil essa época do ano temos a tradição de comemorar as festas de Juninas, se estivéssemos em tempos normais, esse seria o período de muitas festas espalhadas pela cidade e também por todo país, e nessas festas sempre tem muitas brincadeiras. Vou colocar aqui algumas brincadeiras que vocês podem adaptar e fazer em casa. Coloque o forró pra tocar e montem o seu arraiá em casa, faça milho, pipoca, canjica e outras comidinhas, brinquem bastante e montem uma quadrilha junina para dançar em família. DIVIRTAM-SE!

Jogo de argola Vamos começar com um jogo bem tradicional: acerte a argola.

Bexiga na colher Nós podemos substituir o ovo na colher por uma mini bexiga com água, ou mesmo por bolas de borracha pequenas, ovo cozido, limão, etc.

Corrida de bexiga Separe as crianças em duplas e veja quem consegue ganhar a corrida sem deixar a bexiga estourar ou cair. Você também pode usar bolas, frutas, almofadas, etc.

Dança da Laranja A Dança da Laranja em que casais ou duplas de crianças precisam dançar com uma laranja ou uma bola de tênis na testa. Quem deixar cair, perde.

Tiro ao alvo Latas decoradas com papel colorido e empilhadas em forma de pirâmide são o alvo. O objetivo desse jogo, também conhecido como Bola na Lata ou Derruba Latas, é derrubar todas as latas.
Elas devem ficar em cima de uma mesa dentro da barraquinha ou noutro local reservado para o jogo. Do lado de fora da barraquinha, os participantes tentam derrubar as latas em três tentativas de arremesso de uma bolinha. 7. Coloque o rabo no burro Esta é outra brincadeira tradicional de festa junina: coloque o rabo no burro. Com os olhos vendados você tem que colocar o rabo no lugar certo.

Encontre o objeto Outra brincadeira boa para festa junina é a “Encontre o objeto”. A criança, de olhos vendados, precisa, por exemplo, encontrar uma bexiga no meio de vários outros objetos.

Corrida do milho Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha. Atrás de outra linha, a uma boa distância, os participantes são reunidos aos pares. Uma pessoa segura uma colher e a outra um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que encher primeiro o copinho com milho.

Aqui temos um vídeo que conta um pouco da história das festas juninas: https://www.youtube.com/watch?v=Ji2T53BuDa0
DIVIRTAM-SE E VIVA SÃO JOÃO!!!

Sandro Campos”

Alguns professores do secondaire apareceram “fantasiados” durante o Zoom com os alunos !!!

Que felicidade !!!

E aqui está uma seleção de quadrilhas para você dançar sem parar.

Hélène De Reymaeker

Facebook Twitter Linkedin Email