Projeto Pixel
O projeto pedagógico "Pixels" nasceu no seio da equipe de professores de francês do Lycée Molière. A leitura das obras de Colette, que faz parte do programa do Bacharelado no 1º ano, deu origem a uma reflexão sobre a dificuldade de ensinar textos com formas variadas e descontínuas, que às vezes podem desestabilizar os alunos em busca de um significado, de um fio condutor, de uma unidade no que leem. E o que poderia ser previsto para as duas obras de Colette se mostrou verdadeiro para as de Rimbaud, para a poesia, para a literatura em geral... e em qualquer idade. Um fragmento de uma coleção desempenha o mesmo papel que um pixel em uma imagem na tela: ele contribui para o todo, para seu equilíbrio, coerência e clareza... No final, é a história de nossos currículos escolares... Mosaicos de texto, mosaicos de cores...
De ideia em ideia, nasceram diferentes projetos, um para cada nível de collège e lycée, ou até mesmo um para cada classe: uma pixelização geral ligando literatura francesa, produções artísticas (instalações, histórias, vídeos, fotografias, poemas...), às vezes matemática, tecnologia também e o pixel em todas as suas dimensões.
Para ajudar os alunos em suas criações, o artista Ced Vernay concordou em fazer uma residência em nossa escola de 16 a 23 de agosto de 2024. Figura francesa emblemática da Pixel'Art, ligado ao Rio de Janeiro por ter morado lá, agora radicado em Marselha, Ced Vernay adornará uma de nossas paredes com um afresco pixelado com as feições de Molière. Para isso, ele convocará nossos alunos (ensino fundamental e médio), redobrando seu envolvimento nesta semana dedicada à literatura e aos "Pixels".