operação Silêncio, estamos lendo!

SILÊNCIO ESTAMOS LENDO !

Temos o prazer de apresentar a segunda edição do "Silêncio, estamos lendo!", que acontecerá na escola de 20 de março a 31 de março, todos dias de 9h40 à 9h55, com o festival do livro no meio da ação  (dia 25/03)

Esta prática consiste em todos (estudantes, professores, pessoal administrativo, pessoal técnico, pessoal de saúde... todos) ficarem em silêncio todos os dias por 15 minutos e lendo um livro que devemos sempre ter conosco.

Deve ser um livro (nem revistas, jornais, tablets, telefones, computadores ou livros didáticos) que o leitor escolheu de acordo com seu próprio gosto: um romance ou um ensaio, literatura clássica ou contemporânea, teatro, poesia, romance policial, aventura, ficção científica, ensaios históricos ou científicos, quadrinhos etc., e no idioma de sua escolha.

Dessa liberdade de ler o que se gosta vem o prazer de ler. E do prazer de ler vem o enriquecimento que a leitura traz.

Esta prática beneficia a todos: ela nos traz silêncio, e com o silêncio vem a calma, a serenidade, a concentração. A leitura diária obviamente nos ajuda a aprender e dominar a língua, a adquirir conhecimentos, mas também desenvolve a imaginação e a criatividade essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos.

Por todas estas razões, decidimos lançar esta primeira edição: certifique-se de que seu filho tenha sempre um livro durante este período, que ele possa trazer de casa ou emprestar de nossas bibliotecas.

Boa leitura para todos!

Aqui estão as regras

Encontros literários

Na próxima semana, os alunos terão a chance de conhecer dois autores.

Laura Nsafou, autora de Comme un million de papillons noirs e da trilogia Nos jours brûlés, está vindo ao Brasil para uma turnê nacional das Alliances Françaises. Para marcar a ocasião, ela realizará workshops com as turmas da Grande Section, CM2, 6e e 4e. Essa será uma oportunidade para que eles falem sobre discriminação e autorrepresentação.

Laurent Cardon, autor de uma séria de livro cujo as heroinas são galinhas, foi convidado a participar do Prix Curumim. Seu álbum S'unir c'est se mélanger foi escolhido para a seleção CE1-CE2 deste ano. Ele virá para ministrar uma série de workshops para turmas da Grande Section à 5e.

CULTURETHÈQUE

Graças à parceria entre o Liceu Molière e o Serviço Cultural da Embaixada da França no Rio de Janeiro, você pode acessar gratuitamente mais de 70.000 documentos por um período renovável de um ano!

"Este portal digital de estabelecimentos culturais franceses no exterior lhe oferece numerosos recursos que podem ser baixados ou consultados on-line. De fato, você poderá não apenas consultar obras literárias clássicas, mas também uma grande seleção de obras para fazer você descobrir uma gama diversificada de literatura francesa. Além disso, você encontrará materiais da imprensa francesa, música, concertos on-line, conferências, documentários, quadrinhos, literatura infantil, métodos de aprendizagem do francês, jogos sérios e muitos outros recursos". Culturethèque