Forum da juventude Rio 2030

FORUM DA JUVENTUDE

Nossos ecodelegados tiveram a honra de participar do Fórum da Juventude Rio 2030, no Maracanãzinho, evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio na quarta-feira, 14 de junho. O fórum reuniu jovens do estado do Rio engajados nos temas do desenvolvimento sustentável para levar a uma reflexão conjunta em torno de seus desafios e traçar as diretrizes a serem colocadas em prática de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os Eco-delegados do ensino secundário

Os 34 eco-delegados da escola secundária se reuniram na quinta-feira 6 de abril para definir uma série de propostas de ação concretas destinadas a reforçar a abordagem de desenvolvimento sustentável na qual nossa escola está envolvida há vários anos. No ano passado, este compromisso nos permitiu obter o nível 2 do selo EFE3D da AEFE, mas não queremos ficar por aí.

Supervisionados pelos dois professores referentes EDD, Ana Corbineau e Laurent Micoud, os alunos definiram as prioridades para as próximas semanas: classificação de resíduos, desperdício de alimentos, redução do consumo de eletricidade, luta contra o assédio, irrigação por gotejamento no jardim, ações solidárias.

Sabemos que somente uma consciência coletiva nos permitirá alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável na escola.

Estamos todos envolvidos: alunos, professores, pais, administração, SFBE, APE, administração, pessoal em todos os setores, etc.

Portanto, vamos todos tentar enfrentar juntos estes desafios!

Un dia sem carne

MENSAGEM DOS ECO REPRESENTANTES

Durante nossa reunião de trabalho, os eco-representantes da comissão "Alimentação responsável" propuseram ao M. Irrmann a implementação de um dia sem carne na cantina, uma vez por mês.

Essa solicitação foi votada e aceita durante o conselho de estabelecimento, e será colocada em prática já no mês de novembro de 2022. Nós teremos então dois dias sem carne na cantina até o final do ano.

     É importante lembrar que uma refeição sem carne não interfere na saúde de uma criança ou de um adulto.

Em compensação, a produção de carne, principalmente a bovina, possui muitos efeitos negativos como produção de gazes de efeito  estufa, um grande consumo de água, desmatamento, maltrato de animais etc...).

Para maiores informações, vejam o vídeo produzido pelo jornal "Le Monde".

A legenda está disponível em português

Os eco-representantes também fizeram um cartaz que mostra o impacto desses 9 dias sem carne por ano com relação ao consumo de água e a produção de gazes de efeito estufa. Os valores fornecidos são aproximados mas podemos ter uma idéia da economia realizada. Vejam o cartaz em anexo.

Nós temos todos uma função de contribuição importante para a evolução de nosso colégio  e nós esperamos contar com a compreensão e participação de todos.

Cordialmente

Os eco-representantes e os professores referentes EDD, Ana Corbineau e Laurent Micoud