MENU

BFI (BAC FRANCÊS INTERNATIONAL)

BFI (BAC FRANÇAIS INTERNATIONAL)

A partir do início do ano letivo de 2022, a opção internacional do Baccalauréat (OIB) sofre uma evolução e se torna o Baccalauréat francês internacional (BFI). Ao fazer esta escolha, os alunos da turma de première do ensino geral se prepararão para esta nova opção internacional durante seus dois anos do ciclo final, que será levada em conta no exame da sessão de 2024 do Baccalauréat.

O que muda em relação à Opção Internacional do Baccalauréat (OIB)

- A preparação para a BFI diz respeito apenas ao ciclo final (as seções internacionais são mantidas até o final da seconde).

- Os alunos que não tiverem feito uma seção internacional antes da première podem se inscrever para o BFI.

- Dependendo da escola, o BFI está disponível como um curso bilíngüe, trilíngüe ou quadrilíngüe.

- Os cursos específicos (estudos culturais e lingüísticos, disciplinas não lingüísticas) são reforçados e complementados pelo novo curso sobre o conhecimento mundial.

- O compromisso do estudante é valorizado no contexto de um projeto realizado com um parceiro internacional.

Para maiores informações. Siga este link (em francês)

Tiktok Literário

TIKTOK LITERÁRIO :

O tiktok literário foi um projeto feito com a 1ère OIB e conduizido pela professora de língua portuguesa Vanessa Laga. Foi uma maneira de aproximar literatura e o universo dos alunos. A leitura de Clarice Lispector foi, para todos nós, uma execelente viagem introspectiva. Afinal, se não o fosse, não seria Clarice. Assim, os alunos da 1ère ficaram com a tarefa de registrarem, entre qualquer  um dos textos da autora, a parte de que mais tinham gostado. Resultado: um lindo trabalho. Todos agradecemos a aluna Maya Taquoi-Corriço pela excelente edição dos vídeos. Cada semana vocês vão poder descubrir o resultado do trabalho dos alunos.

Aqui o link para assisitir Maya Taquoi Carriço/ Resto de Carnaval de Clarice Lispector

Aqui o link para assistir Theo Milon / Conto : O Ovo e a Galinha de Clarice Lispector.

Aqui o link para assistir Belén Bitar/ Perdoando Deus

Aqui o link para assistir Maria Clara Branco / Restos de Carnaval.

OIB (OPÇÂO INTERNACIONAL DO BAC)

Informações da Seção Internacional Brasileira - Lycée Molière

Qual é a situação atual do ensino de Português e de História-Geografia Brasileira no Lycée Molière?

Atendendo à legislação brasileira, o Lycée Molière promove o ensino do Português e de História-Geografia Brasileira em toda a trajetória escolar dos alunos.

Estes temas não têm muito peso na preparação para diplomas (Brevet e Baccalauréat). Apenas o português é considerado como língua estrangeira e não como língua materna no Baccalauréat; não há nenhum teste sobre história e geografia brasileira.

Qual é o objetivo da Seção Internacional Brasileira?

A Seção Internacional valoriza o ensino do Português e da História-Geografia Brasileira no currículo e diplomas dos nossos alunos.

No ensino fundamental, a Seção Internacional não tem qualquer impacto na organização das aulas. Nos 3 anos do ensino médio, aulas de literatura brasileira com carga horária de 4 horas semanais substituem as aulas de português como língua estrangeira.

As aulas de História-Geografia Francesa e Brasileira são agrupadas em uma única disciplina durante 4 horas por semana, compartilhadas entre um professor francês e um brasileiro.

A Seção Internacional Brevet inclui duas provas orais adicionais, uma de Português e outra de História-Geografia, realizadas em português.

A Opção Internacional do Baccalauréat (OIB) inclui quatro provas específicas, duas de Literatura Brasileira e duas de História-Geografia, uma escrita e uma oral, todas em português. Estas provas substituem as tradicionais provas de História - Geografia e de Português como Língua Estrangeira.

A quem se destina a Seção Internacional?

A Seção Internacional destina-se a qualquer estudante com um bom domínio do português, não necessariamente bilíngue, que deseje aprofundar o seu conhecimento da cultura brasileira e que esteja disposto a investir numa seção de excelência.

Quais são as diferenças entre um Baccalauréat tradicional e um OIB?

As Seções Internacionais foram concebidas para serem cursos de excelência. As quatro provas, realizadas na língua da seção, são longas, exigentes e têm coeficientes elevados na composição da nota final do Baccalauréat.

As duas provas escritas têm a duração de 4 horas. A prova oral de literatura brasileira dura 30 minutos com 30 minutos de preparação e a prova oral de História-Geografia dura 15 minutos com 20 minutos de preparação.

A cada disciplina é atribuído um coeficiente de 15 (5 para a prova oral, 10 para a prova escrita) em oposição a um coeficiente de 5 para as outras disciplinas da avaliação contínua.

No momento da candidatura ao ensino superior francês (através da plataforma digital Parcoursup), é valorizado o histórico de um aluno com um Baccalauréat OIB.

A Seção Internacional prepara os estudantes para os exames de admissão ao ensino superior brasileiro?

Não. A Seção Internacional é um programa educacional francês específico que não prepara os estudantes para a entrada no ensino superior brasileiro. Para tal, o Lycée Molière oferece preparação específica a potenciais candidatos durante o seu último ano de estudos (3º ano de ensino médio).

No entanto, a existência da Seção Internacional Brasileira no Lycée Molière permite a validação do diploma de Baccalauréat por três universidades brasileiras no Rio: PUC-Rio, ESPM, FGV.

É possível retirar-se da Seção Internacional durante o ano letivo?

Por razões organizacionais, não é possível abandonar a estrutura uma vez que o aluno esteja inscrito na Seção, a partir do 1° ano do ensino médio. Contudo, cabe ao candidato e à sua família escolher a Opção Internacional no momento da inscrição para o Baccalauréat.

Como posso continuar a minha educação na Seção Internacional se eu mudar de escola?

É possível continuar a sua educação na Seção Internacional nas escolas listadas neste link (https://www.legifrance.gouv.fr/jorf/id/JORFTEXT000042838310), sujeito à disponibilidade de vagas e às condições de recrutamento de cada escola.

Visite este link para saber mais sobre as Seções Internacionais:

https://eduscol.education.fr/687/les-sections-internationales

«