A "base comum de conhecimentos, habilidades e cultura" apresenta o que todo estudante deve saber e dominar ao final da escolaridade obrigatória. Introduzido na lei em 2005, reúne todos os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessárias para o sucesso na escola, na vida como indivíduo e como futuro cidadão. Um boletim de habilidades pessoais permite que o progresso do aluno seja acompanhado.
Desde 2017, a validação da Base Comum faz parte da avaliação contínua do Diplôme National du Brevet (Diploma de conclusão do Ensino Fundamental): ela representa 400 pontos de um total de 700 pontos.
Cada uma das 8 áreas de aprendizagem da Base Comum (língua francesa oral e escrita; linguagens matemáticas, científicas e informáticas; representações do mundo e da atividade humana; línguas estrangeiras e regionais; sistemas naturais e técnicos; formação pessoal e cívica; linguagens das artes e do corpo; métodos e ferramentas de aprendizagem) traz uma série de pontos para o aluno, decididos durante o conselho de classe do 3º trimestre do 9° ano do Ensino Fundamental II.
Domínio insuficiente (10 pontos)
Domínio regular (20 pontos)
Domínio satisfatório (35 pontos)
Domínio muito bom (50 pontos)
Para mais informações:
Acesse a Base Comum no site Eduscol.