A NOTA DO PROVISEUR
Prezadas famílias, Prezados alunos,
Proviseur desde 2012, após várias experiências em escolas francesas na França, Andorra e Espanha, tenho hoje o prazer e a honra de ingressar no Liceu Molière do Rio de Janeiro.
Antes de mais nada, parece-me importante falar sobre nossa escola: o liceu Molière faz parte da rede da AEFE, que reúne mais de 600 escolas em 138 países e cerca de 400.000 alunos. Seus filhos pertencem, assim, a uma comunidade internacional excepcional, que lhes abre perspectivas únicas: colegas nos quatro cantos do mundo, trajetórias abertas e oportunidades em todos os lugares.
O modelo educacional francês é uma riqueza. Ele combina excelência acadêmica, multilinguismo e abertura cultural. Aqui no Rio, ele está enraizado na cultura e na língua do Brasil, ao mesmo tempo em que valoriza o aprendizado de várias línguas estrangeiras.
Graças à SFBE, os projetos que se anunciam – sejam eles imobiliários, pedagógicos ou artísticos – nos permitem olhar para o futuro com entusiasmo e ambição.
Assim que cheguei, fui calorosamente recebido pelos funcionários, pais e alunos. Gostaria de agradecer sinceramente por essa gentileza, que me dá muita energia e motivação.
Em apenas algumas semanas, já pude perceber o incrível dinamismo da escola: o encontro com o escritor Gaël Faye e o artista brasileiro Hal Wildson, a corrida humanitária na URCA ou ainda a representação do Pequeno Príncipe pelas turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Todas essas iniciativas demonstram que esta é uma escola viva, criativa e engajada.
Esse dinamismo me dá vontade de construir com vocês um projeto comum, carioca e francês, colorido e ambicioso, para o sucesso e o desenvolvimento de nossos alunos. Com a equipe de direção, os professores e todos os funcionários, colocaremos toda a nossa exigência e nosso compromisso a serviço dessa ambição.
Espero encontrá-los em breve, trocar ideias com vocês e construir juntos o futuro do Liceu Molière.
Obrigado,
Cyril MERGNAT
Proviseur du lycée international français Molière – Rio de Janeiro