Encontro com o nossos eco-delegados

ONDA SOLIDÁRIA

Na terça-feira, 30 de maio, tivemos o prazer de receber a ONG Onda Solidária e seu presidente Ricardo Calçado para trocar ideias sobre o projeto ESD. Ricardo nos contou sobre sua vida, seus sonhos e como criou sua ONG, o que foi uma grande inspiração para nossos jovens eco-delegados. Ele mostrou a eles que todos nós podemos trabalhar juntos para ajudar os outros e cuidar do nosso planeta, pois não existe Planeta B! Após essa reunião muito enriquecedora, fomos convidados a trabalhar juntos em sua ecovila em Santana do Deserto, onde várias ações são possíveis: ações de solidariedade, ações para o bem do nosso planeta. Será um grande prazer iniciar essa parceria com a ONDA SOLIDÁRIA!

Semana ADN Carbone 0

ADN CARBONE 0

A Semana ADN Carbone 0 em todas as escolas da rede, de segunda-feira 15 a domingo 21 de maio!

Uma semana de mobilização da rede dedicada exclusivamente à educação para o desenvolvimento sustentável.

Numerosas intervenções e ações para federar as escolas francesas internacionais de ensino médio aos desafios do desenvolvimento sustentável com o programa:

🔬 uma mesa redonda co-organizada por Gilles Boeuf, biólogo e oceanógrafo, juntamente com os eco-delegados do nono ano inscritos no programa ADN Carbone 0,
uma citação proposta a cada dia para convidar os alunos a debater, refletir e cruzar suas ideias em sala de aula,
🌱 desafios ecológicos para agir em conjunto e em escala global para o desenvolvimento sustentável,
🎥 uma seleção de documentários, filmes de animação e leituras para aumentar a conscientização, despertar e educar as pessoas sobre as mudanças climáticas a fim de construir o mundo de amanhã.

Encontre o programa completo do Lycée Molière na 2ª foto.

Uma mobilização dinâmica e humana com um impacto positivo em todas as escolas!
#agoramonde #AEFE #França #ADNC0 Semana

NOSSAS AÇÕES :

Quarta-feira, nossos alunos foram conscientizados sobre o Dia Internacional dos Direitos da Mulher de diferentes maneiras.

Cartazes, leituras, pesquisas, apresentações, caixas de idéias, aqui está uma pequena visão geral de nossas diferentes ações :

Dia internacional dos direitos das mulheres

DIA 8 DE MARÇO

Na quarta-feira, 8 de março, várias ações serão realizadas na escola.

- Na bibliotecas, Axelle e Bianca apresentarão uma seleção de livros relacionados aos direitos da mulher e à igualdade de gênero.

- Os alunos do 6º e seconde serão convidados a preencher um questionário de auto-diagnóstico sobre o estado das relações de gênero na escola, cuja análise levará eventualmente à identificação de ações a serem realizadas em conjunto com o CVC e CVL.

- Uma caixa de idéias para uma melhor igualdade de gênero na escola será disponibilizada no CDI.

Impact Meninas

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS MULHERES

No dia 8 de março, Dia Internacional dos Direitos da Mulher, o Liceu Molière participará do lançamento nacional do projeto Impact Meninas!

Outras ações também serão realizadas dentro de nossa escola para conscientizar nossos alunos sobre este dia.

Green IT

O Liceu Molière foi reconhecido pelo programa Green IT da Furukawa para a eliminação conscienciosa de resíduos de cabos.

Em 19 de Setembro de 2021, o Liceu Molière recebeu um certificado em reconhecimento do seu compromisso com o ambiente para a eliminação conscienciosa de 220,5 kg de resíduos de cabos do projecto de renovação das infra-estruturas de voz e rede de dados.

Se não for eliminado correctamente, o PVC nos cabos pode levar 200-600 anos a decompor-se, e se queimado, o material liberta substâncias altamente tóxicas para a atmosfera que são prejudiciais para a saúde humana.

Como resultado, o Lycée Molière evitou a eliminação industrial de 110 kg de material contaminado com metais pesados, reduziu a extracção de 20,948 kg de minério de cobre e reduziu o consumo de 2,108 kWh, a energia necessária para alimentar 14 casas durante um mês.

Criado em 2007, o programa Green IT envolve a troca de cabos de comunicação e energia usados, independentemente do fabricante, por novos produtos da marca Furukawa. Este material é enviado para processamento e reciclagem, tornando-se uma matéria-prima para outras indústrias. Empresas que aderem ao programa, como o Liceu Molière, recebem um bónus sob a forma de um cheque verde (com o peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos da marca Furukawa. Recebem também um certificado de participação no programa, que atesta o seu empenho no desenvolvimento sustentável e no ambiente.

Durante a preparação do projecto, a equipa de TI optou por aderir ao programa de Green IT, o que está de acordo com a filosofia de sustentabilidade ambiental da instituição.

O certificado foi apresentado ao Sr. Victor Irrmann do Liceu Molière pelo Key Account Manager, Edilson Fidelis do distribuidor Lantele Comercial Elétrica Ltda.

Separação do lixo

A escola, em parceria com a Teiares, uma empresa social do Rio de Janeiro, está agora empenhada em classificar melhor os seus resíduos através de iniciativas responsáveis com um impacto social. Assim, os resíduos recicláveis são enviados para uma cooperativa (COOPAMA), com uma remuneração mais justa para os cooperantes, e os resíduos que não podem ser reciclados são enviados para um centro de recolha de resíduos "sanitários" em Séropédica.  Hanna Rodrigues, a fundadora da Teiares, veio treinar o pessoal do liceu e os eco-delegados para separar devidamente os resíduos. O objectivo é também conhecer melhor os nossos resíduos, a fim de os reduzir mais.