Projeto interdisciplinar 2025: Empreintes
Há alguns anos, a equipe de professores de Francês do Lycée Molière escolhe um tema que serve de fio condutor para diversos projetos pedagógicos. O objetivo é dinamizar a relação dos alunos com a literatura e a língua, ao mesmo tempo em que se criam pontes com outras disciplinas.
Neste ano, o tema escolhido foi “Empreintes”. Para nossa grande alegria, muitos professores se uniram à iniciativa: Artes Plásticas, Música, Educação Física e Esportiva, História-Geografia, Ciências Físicas, Ciências da Vida e da Terra, Matemática, Português, sem esquecer nossos colegas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Como já se tornou tradição, a cada ano buscamos um artista cuja visão esteja ligada ao tema escolhido. Quando ele aceita compartilhar seu universo com nossos alunos, nasce uma obra coletiva, que o Lycée se compromete a adquirir para enriquecer seu patrimônio artístico.
Depois de Ced Vernay em 2024, em 2025 foi a vez do artista brasileiro Hal Wildson acompanhar nossos alunos. Presente no Lycée de 8 a 15 de agosto, ele conduziu um trabalho criativo coletivo cujo resultado foi instalado em uma das paredes do CCC, de forma permanente, para que todos possam usufruir no dia a dia.
Este projeto ganha, neste ano, um significado especial, pois integra a “Temporada França-Brasil 2025”, celebração dos laços culturais entre os dois países.
O vernissage da obra aconteceu no dia 15 de agosto, na presença do artista, dos alunos, da equipe pedagógica e de numerosos convidados. Um momento marcante que também deixa sua própria impressão na memória de nossa comunidade escolar.